sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Whatsapp não será suspenso no Brasil

Após as operadores de telefonia TIM, Oi, Vivo e Claro haverem recorrido da decisão judicial que mandava suspender o uso do Whatsapp no Brasil, como escrevi aqui, o desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí, suspendeu, ontem (26), a ordem judicial.


Embora tenham havido iniciativas de bloqueio do aplicativo em vários países, como Reino Unido, Arábia Saudita, Irã, e ele tenha sido bloqueado na Síria, em 2012, especialistas argumentam que a medida no Brasil seria desproporcional, já que a Justiça brasileira teve negado pelo Whatsapp o pedido de liberação da conversa de alguns usuários, enquanto a suspensão do aplicativo afetaria milhões de pessoas, inclusive profissionalmente. Além disso, o bloqueio do Whatsapp é visto como ameaça à liberdade de expressão.


Talvez, possamos comemorar porque, desta vez, a mídia estava noticiando a verdade e a Justiça não permitiu que fosse bloqueado um serviço que se tornou importante para milhões de brasileiros. Ficam para nós, usuários, o alívio e a oportunidade de refletirmos sobre isso: serviços de mensagens criptografadas oferecem perigo às pessoas e às Nações? 

Se não quiser comentar, mande a sua reflexão pra mim por Whatsapp.

Jackeline Sarah
Escritora

Fontes:
BBC Brasil
Folha Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário