segunda-feira, 16 de março de 2015

Chega, por Gabriel Pensador

O rap não é uma unanimidade entre os brasileiros. Confesso admirar alguns, mas não ser capaz de entender nem mesmo a letra de um grande número deles.

Entre os 'alguns' que admiro, há de se destacar, talvez pra sempre, o rap lançado ontem, 15/03/15, na página oficial de Gabriel Pensador, no Facebook.

O clipe CHEGA tem uma clareza, uma lucidez fantástica! Rima casa com SERASA e quase explode ao citar inúmeros impostos e tributos que pagamos, como brasileiros. 

Violência e todo tipo de explorações saem com dicção perfeita da boca do Pensador, que nos convida com simplicidade: 

Falar de coisa boa
Mas na minha alma ecoa
Agora um grito
E eu acredito
Que você vai gritar junto


Traduzindo exatamente o tempo que vivemos como povo, em que não se quer mais mudar de assunto, Gabriel conseguiu reunir de forma poética a indignação e a expectativa do povo brasileiro, que, na mesma data do lançamento do clipe, foi às ruas, aos milhões, manifestar-se pacificamente pela mudança. 

A música é uma arma poderosa, que, infelizmente, tem sido muito usada para alienar o povo. Beber até cair e levantar pra continuar bebendo é o mote de uma grande parte das canções atuais, cujos compositores, intérpretes e gravadoras sequer se sentem responsáveis pelo grande número de mortes e acidentes causados pela embriaguez. Certamente, porque não são comprometidos com nada que não se traduza em lucros e vendas de CDs.

Não é o caso de Gabriel, ao pensar seu rap e ao lançá-lo, habilmente, no dia das manifestações. Houve arte, lucidez, ironia, equilíbrio na revolta, comprometimento, identificação com o que é nobre. Espero que haja muitas formas de lucro para o Pensador pela produção, mas o maior deles, certamente, será ser ouvido, pensado, cantado e compartilhado até por pessoas que nunca simpatizaram com rap ou com Gabriel.

Arrisco dizer que CHEGA ficará entre aquelas canções que nunca esquecemos, porque traduzem um grito de vida do povo brasileiro. Sabem? Algo como Cálice, Roda Viva, Pra não dizer que não falei das flores, Chega...

Assista o clipe e faça o brinde dos que não aceitam mais ser idiotizados, nem pelas canções, nem pelo desgoverno, nem por um sistema injusto. Realmente, CHEGA!


Jackeline Sarah
Escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário